a Laura Barile que eu não poderia ter sido – e que não fui

Sempre achei que fossem poucas (pouquíssimas) as Lauras Barile no mundo. A mais conhecida é uma professora universitária na Università de Siena (faculdade de letras e filosofia). O nome dela foi mandado numa cápsula para o espaço, o que muito me lisonjeou.

Certa feita recebi um e-mail inteiro em italiano, pedindo com urgência minha foto para uma publicação. Respondi atentando para o fato de ser brasileira, embora Laura Barile, e fui tratada com toda delicadeza por ter desfeito o mal entendido. Azar. Perdi uma chance e tanto de ter uma foto minha em uma publicação na Itália.

Resolvi fuçar as Lauras no facebook. Exclusivamente Laura Barile, sem outro nome ou apelido, e só as que tivessem foto. Ao contrário do que eu pensava, há muitas. Vi uma Personal Trainer Owner of Laura’s BodyShaping e comecei a pensar em como podia ter sido minha vida.

Se não fosse eu, mas Laura Barile, pra começar eu seria italiana. Há Laura Barile em Fórmias, Giussano, Palermo… A que usa saia balonê vermelha tem dois gatinhos filhotes. A de Bari tem como perfil a foto de um beagle (sempre fui fascinada por beagles). Curte Isole Tremiti, vielas em flor e pessoas com fotos de cães.

Uma só é espanhola, trabalha no Standard Bank e tem um namorado parecido com o Javier Bardem. Só que feio. Lolly, de Palermo, está em um relacionamento enrolado. A do Okhlahoma está desanimada na foto, acompanhada por um namorado ainda mais desanimado que ela. Alguém comenta “you guys look happy together”. (o relacionamento começou só em novembro)

Com um cachorrinho branco escorrido chamado Jack e aparência feliz, uma delas é perturbadoramente parecida com a minha família. Outra só deixa vermos uma foto: “La mia splendida famiglia!!” (todos de óculos assim como eu). Uma criança de Quebec com pintura na testa anuncia o facebook da mãe – ou tia? – Laura. A adolescente é obcecada por Harry Styles e Justin Bieber. A criança, de Nápoles, faz o sinal de vitória com uma fatia de melancia na mão. A adulta de Nápoles fuma e tem uma tatuagem no ombro.

casou em outubro de 2009, casou em julho de 2010…

A Laura de Milão trabalha em um Hospital e acha que amar é viver. Também repassa mensagens sobre serenidade, e uma frase de Confucio que não entendi (italiano que sai da Mooca eu não intendo, bela!) “chi ascolta dimentica, chi vede ricorda, chi fa comprende (e impara)”. Foi a que eu mais gostei. Tem dois filhinhos e um mochilão.